Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11451/996
Título: Descentralização e Democratização de Políticas Sociais: Venturas e Desventuras da Sociedade Civil Organizada no Brasil
Autor(es): Resende, Graziele Andrade
Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
Resumo: O artigo discute as perspectivas, promessas, dilemas e armadilhas da descentralização da provisão de bens e serviços sociais no Brasil contemporâneo e suas implicações para a articulação do Estado com as organizações da sociedade civil, como alternativa para o avanço da participação popular na gestão de políticas públicas e para a ampliação do impacto de programas e projetos das políticas públicas. Os autores problematizam a presença de organizações da sociedade civil na sociabilidade contemporânea. A partir disso, discute-se os impactos da descentralização e da ampliação das parcerias entre Estado e Sociedade sobre as configurações históricas de interação entre as esferas pública e privada na provisão de políticas públicas brasileiras, marcadas pelo clientelismo, paternalismo, assistencialismo e centralização de poder. Com isso, pretende-se avançar na compreensão tanto das promessas, quanto das desventuras que as parcerias com organizações da sociedade civil e os conselhos municipais encontram no cenário brasileiro com relação à ampliação da descentralização, da participação popular e da efetividade dos programas sociais.
Data do documento: 2008
Editor: ANPAD
URI: http://hdl.handle.net/11451/996
Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APS-A1757.pdf
Tipo: Trabalho em evento
Aparece nas coleções:MROSC - Certificação - Estudos e Pesquisas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Descentralização e Democratização de Políticas Sociais.pdfArtigo acadêmico. 13p.263.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.